fbpx

Consumo consciente de energia

por | dez 18, 2020 | Dicas

Com a chegada do verão, acabamos tendo um gasto maior nas contas. Desta forma, um consumo consciente de energia se torna mais do que necessário.

É possível utilizar a eletricidade na sua casa ou empresa de forma eficiente e sem gerar gastos exorbitantes. E isso não somente durante a estação mais quente, mas durante o ano todo.

Pensando nisso, nós da ATG Geradores trouxemos 5 cuidados para melhor o consumo de energia e fazê-lo de forma consciente. Confira.

1) Desligue aparelhos sem uso da tomada

Alguns aparelhos eletrônicos, como televisão e rádio, continuam consumindo energia mesmo ao serem desligados.

Eles ficam em stand-by, até que você volte a utilizá-los. Neste modo, os eletrônicos podem resultar em um aumento de até 10% na conta de energia.

O ideal é retirar da tomada quando não estão sendo utilizados, assim o aparelho realmente é desligado. Procure também desligar os carregadores de celular ao atingirem a carga completa, para que não continuem consumindo energia.

2) Tome alguns cuidados com a geladeira

Como um dos eletrodomésticos mais necessários em um lar, a geladeira precisa de certa atenção para um consumo consciente de energia.

É recomendado que ela fique afastada a, pelo menos, 10 cm de distância da parede. Essa é uma orientação dos próprios fabricantes para evitar que o fundo tenha um aumento elevado de calor.

Se a geladeira esquentar muito, vai precisar trabalhar mais para conter o calor e, consequentemente, também gastará mais energia.

Além disso, evite manter aberta a porta por muito tempo quando for pegar algo.

3) Consumo consciente de energia com lâmpadas adequadas

Para economizar energia, você pode substituir a iluminação por lâmpadas de LED.

Elas são mais eficientes e tem uma vida útil muito maior que as incandescentes e fluorescentes. A LED de 10W é pode iluminar da mesma maneira que uma lâmpada incandescente de 60W.

Você sentirá a diferença também na conta de luz, já que a lâmpada resulta em cerca de 35% comparada a fluorescente.

Já no caso da incandescente, a LED tem uma economia ainda mais expressiva. A diferença na conta é de quase 90%.

Leia também: O verão está chegando! Cuidado com o consumo de energia

4) Atenção ao chuveiro

Durante o verão, temos o costume de utilizar bastante o chuveiro, tomando mais banhos ao longo do dia para se refrescar.

No inverso, a estação mais fria do ano resulta em banhos mais longos e quentes, embora a frequência seja menor.

Assim, você pode ter um consumo consciente de energia para ambas as estações e diminuir os gastos.

A solução é utilizar o chuveiro no modo verão para o clima mais quente ou em temperatura mais amena. Essa ação pode gerar uma economia de 30% no consumo.

Para o inverno, opte por planejar o banho da família para um horário onde a temperatura não é tão baixa. Ainda evite ficar muito tempo com o chuveiro ligado, gastando tanto energia, como água.

5) Tenha soluções que ajudem a economizar energia

Além das práticas apresentadas nas dicas anteriores, você também pode optar por diferentes alternativas para ter energia em casa.

Se você reside em condomínio, o local pode contar com um grupo gerador para fornecer energia. Assim, as residências não ficam reféns das companhias, cujo custo pelo fornecimento é alto.

O equipamento pode abastecer eletricidade para condomínios residenciais e colaborar para um consumo consciente de energia.

Se bem instalado e com manutenção preventiva no tempo certo, o gerador pode durar por muitos anos. Ele também pode ser usado como uma fonte auxiliar e ser mantido ligado em horários de maior pico. Caso queira entender melhor como o equipamento funciona e seus benefícios, visite ao blog da ATG. Temos inúmeros conteúdos que irão ajudar, é só clicar aqui para acessá-los.

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This