fbpx

O verão está chegando! Cuidado com o consumo de energia

por | nov 9, 2020 | Dicas

Para lidar com as altas temperaturas, o uso de alguns eletrodomésticos aumenta muito durante o verão. Assim, por consequência, o consumo de energia também é elevado nesta estação.

Quando as contas começam a chegar, muitas pessoas se assustam com o valor mais alto comparado a outros meses. E como resolver esse problema? Se está tentando economizar energia durante o verão, veio ao lugar certo.

Neste texto você irá entender por que consumimos mais energia nessa época do ano e como amenizar os gastos. Acompanhe:

O consumo de energia realmente aumenta

Durante o verão é comum ter sempre um ventilador ou ar condicionado ligado ao longo do dia. Também temos o costume de tomar mais banhos para se refrescar do calor.

Assim, não é preciso muito para entender que o consumo de energia irá aumentar. Parece algo óbvio, mas muitas pessoas só lembram que estão gastando mais eletricidade ao receber a conta de energia.

E essa tendência não é vista apenas em casa, o setor comercial também eleva o gasto no verão. No caso dos supermercados, por exemplo, o uso de refrigeradores é ampliado para a conservação dos alimentos. Para eles, a conta chega bem mais alta, assim como em sua casa.

As usinas precisam trabalhar mais

O principal motivo para ter tanta diferença no valor das contas está relacionado à produção de energia de forma direta.

Para dar conta do alto consumo de energia, as usinas hidrelétricas trabalham bem mais. Falhas no fornecimento são bastante frequentes durante o verão justamente por isso, já que nem sempre as companhias comportam esse aumento.

Outro ponto de atenção é a baixa incidência de chuvas ao longo da estação. A estiagem reduz a capacidade de produção, por isso as concessionárias recorrem às termoelétricas.

A produção de energia em uma usina termoelétrica tem custo mais alto do que nas hidrelétricas. Por consequência, esse valor é repassado para os consumidores, como forma de equilibrar os gastos.

É comum que as contas apresentem taxas da bandeira tarifária vermelha entre dezembro e março, que são os meses do verão.

Leia também: Bandeira tarifária: Como reduzir a conta do condomínio?

O que fazer para reduzir o consumo de energia?

Em sua casa você pode tomar algumas atitudes para reduzir o consumo de energia. Assim, também conseguirá economizar nas contas.

Como é inevitável utilizar certos eletrodomésticos, como no caso do ar condicionado e geladeira, tenha atenção em alguns detalhes.

Com o ar, o tamanho do ambiente determina qual o equipamento ideal, para que ele não gaste além do necessário. Ainda é necessário fazer a limpeza dos filtros e checar o termostato, que pode ficar desregulado.

Outra indicação é evitar mantê-lo ligado sem fechar portas e janelas. Com o ambiente fechado, o ar condicionado não eleva a potência para dar conta de refrigerar outros cômodos, por exemplo.

Em relação à geladeira, ela deve ficar afastada de fornos e fogões, situada em um local ventilado. Evite também abrir a porta a todo momento, assim como colocar roupas para secar atrás dela.

Um gerador de energia pode ajudar

Muitas pessoas acreditam que os geradores de energia só são utilizados em casos emergenciais, quando há falha no fornecimento, por exemplo.

A verdade é que esse equipamento também pode ser utilizado como fonte principal em seu condomínio ou empresa. Com ele você não irá depender do fornecimento por parte das concessionárias, reduzindo o valor das contas.

O gerador pode ser acionado em horários de maior pico, quando o consumo de energia é elevado. Normalmente, isso ocorre das 18h às 22h, quando estamos em casa e utilizamos mais os eletrodomésticos.

Em busca de dicas para economizar nas contas de energia? No blog da ATG Geradores é possível encontrar diversos conteúdos que podem ajudar. Clique aqui para acessá-los.

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This