fbpx

Entenda como é feita a manutenção de geradores pela ATG

por | set 22, 2020 | Institucional, Manutenção

Abra sua empresa sem sair de casa?! Isso é possível. Muitas foram as mudanças e desafios ocasionados pelo momento pandêmico em que vivemos, em que necessidades já existentes passaram a ser observadas com um olhar mais atento e em busca de soluções.

Home office, aulas online, compras online e até o documento do carro está sendo gerado eletronicamente, mas você já pensou em realizar um processo de abertura de empresa 100% de forma digital?

O que é verificado na manutenção?

Um grupo gerador possui quatro sistemas que juntos trabalham para o fornecimento de energia. Esses sistemas são de combustível, lubrificação, arrefecimento e elétrico, cada um deles com diferentes componentes.

Isso significa que o equipamento tem muitas peças e sistemas trabalhando em conjunto. Se um deles apresentar um defeito, pode comprometer todo o equipamento, por isso a necessidade da manutenção.

Em cada sistema são feitas análises minuciosas e avaliações para verificar se há a necessidade de trocas, limpezas e reposições de peças.

No sistema de alimentação (combustível) do gerador, por exemplo, nossos técnicos devem verificar:

  • Tanque de combustível;
  • Bomba alimentadora;
  • Filtro de combustível;
  • Pré-filtro;
  • Mangueiras;
  • Bomba;
  • Bicos injetores.

São esses os componentes que englobam o sistema de combustível, sendo sempre verificados com muita atenção no processo.

Como é feita a manutenção pela ATG?

Para entender como nós executamos a manutenção preventiva no grupo gerador, é preciso também conhecer seu funcionamento. Ainda utilizando o exemplo do sistema de alimentação, o combustível deve ser puxado do tanque para a bomba alimentadora.

Neste processo ele passará pelo filtro, que tem o papel de eliminar impurezas presentes no combustível, no caso do diesel. A próxima etapa é encaminhá-lo às mangueiras, bomba e bicos injetores, que levarão o combustível até o motor.

Leia também: Por que contratar a ATG Geradores?

Limpeza de impurezas

É nesta etapa que o equipamento faz a combustão e passa a fornecer energia ao local onde está instalado. Sendo assim, a manutenção deve fazer a troca dos componentes, no caso do filtro e pré-filtro. Ambos acumulam impurezas e precisam ser repostos para não comprometerem o funcionamento do gerador.

Também é verificado o nível de combustível no tanque, de modo a reabastecê-lo quando necessário. O restante dos componentes, como as mangueiras, bombas e bicos injetores são testados, para avaliar se estão funcionando corretamente.

A qualquer sinal de avaria ou dano ao equipamento, as peças são trocadas e novamente testadas. A intenção é que o gerador esteja sempre trabalhando de maneira adequada, para que você não fique na mão quando mais precisar dele.

Qual o prazo de manutenção?

Por ser uma máquina complexa, o gerador de energia tem um prazo correto para receber a manutenção. Ela é feita de maneira preventiva, de modo a evitar problemas futuros.

O recomendado é que o equipamento seja avaliado todos os meses ou em um intervalo de, no máximo, dois meses. Na manutenção preventiva, os sistemas do grupo gerador são verificados e testados, em busca de algum problema na máquina.

Desta forma é possível observar se o equipamento está funcionando corretamente, para que não apresente a necessidade de reparos no futuro.

Contrato de manutenção preventiva ATG

Para garantir o processo no tempo necessário, nós trabalhamos com um contrato de manutenção preventiva aos nossos clientes.

Além da manutenção, o contrato também oferece assistência técnica 24 horas, em que você pode ligar sempre que o gerador apresentar falhas. Um técnico será enviado ao local no período máximo de duas horas, para realizar toda a checagem do equipamento.

A manutenção preventiva é um processo de extrema importância para o seu grupo gerador e que não deve ser deixada de lado. Ela prolonga a vida do equipamento, garante seu correto funcionamento e diminui as chances de uma manutenção corretiva, que é mais cara.

Também reduz os riscos do equipamento ficar muitos dias parado para um reparo, comprometendo a rotina do local de instalação.

Não deixe para pensar em manutenção somente quando o equipamento parar de funcionar. Saiba como a ATG Geradores pode te ajudar nesse processo clicando no botão abaixo.

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This