fbpx

Manutenção em geradores: Por que ela é essencial para a indústria?

por | maio 11, 2020 | Manutenção

A manutenção em geradores é essencial para seu bom funcionamento. E há quanto tempo esse procedimento não ocorre na sua empresa?

Se ele não é feito periodicamente, a rotina de trabalho pode ser comprometida caso haja uma queda de energia. Sem funcionar direito, o gerador não poderá te socorrer em uma emergência. Geradores de energia são máquinas complexas que possuem componentes delicados e que exigem cuidados.

O processo de manutenção ocorre de forma preventiva e deixar de realizá-lo pode comprometer a vida útil do seu gerador. Além disso, também pode trazer prejuízos financeiros, já que o reparo corretivo é mais caro. 

Por isso, preparamos este artigo para você. Com ele será possível entender porque a manutenção em geradores é um processo importante, com qual frequência ela deve ser realizada e muito mais. Acompanhe:  

Manutenção em geradores: por que é tão necessária?

Como qualquer máquina, um gerador de energia precisa de atenção periódica para garantir seu bom funcionamento.

As manutenções em geradores são realizadas com esse propósito, em que um profissional qualificado fará testes e verificações no equipamento. O mais indicado é recorrer ao tipo preventivo, para evitar danos futuros ao gerador.

A ideia é que esse equipamento funcione sempre em perfeito estado. Isso porque sua principal função é o fornecimento de energia em casos de queda repentina.

Não é possível prever quando a indústria sofrerá com as falhas de eletricidade. No entanto, a sua empresa pode se resguardar e ter um plano B para quando isso acontecer.

A única forma de utilizar o grupo gerador sempre que for necessário é realizando as manutenções conforme indicado pelo fabricante.

Veja também: Manutenção preventiva e corretiva de geradores: entenda a diferença

E como funciona esse procedimento?

Se for preventiva, ela irá prever a necessidade de reparos com antecedência. É uma forma de diminuir os riscos do equipamento parar de funcionar em uma situação de urgência.

Nesse caso, a manutenção pode ser feita em períodos que vão de diário a anual. Os técnicos irão definir o prazo conforme a demanda da máquina. O uso contínuo exigirá que o processo seja menos espaçado, por exemplo.

Outra forma de manutenção em geradores é a corretiva. Ela é executada quando o equipamento apresenta defeitos e necessita de reparo. É uma opção mais custosa e que comprometerá a rotina da sua empresa, já que o equipamento precisará ficar inoperante.

Dependendo do problema a ser corrigido, o gerador pode ficar sem funcionar por alguns dias. Além disso, esse tipo de manutenção costuma ser mais caro por exigir a troca de peças e componentes.

O mais indicado é que o processo de manutenção seja feito preventivamente. E algumas empresas oferecem planos de manutenção.

Vantagens de realizar a manutenção em geradores

Prolongar a vida útil do gerador e manter seu bom funcionamento não são os únicos benefícios que a sua empresa irá garantir.

O setor industrial tem muito a ganhar com o uso de geradores de energia, ainda mais realizando as manutenções como orientado. Esse equipamento pode ser usado como fonte emergencial de energia ou continuamente.

De todo modo, há algumas vantagens tanto em relação ao uso do equipamento quando voltadas para as manutenções. Veja a seguir quais são:

  • Com a manutenção em dia, sua empresa poderá economizar energia, uma vez que as chances do equipamento apresentar defeitos em seu sistema de geração de eletricidade são mínimas;
  • A manutenção em geradores prolonga a vida útil da máquina, diminuindo a necessidade de reparos ou a interrupção do uso;
  • Geradores que passam por manutenção frequente apresentam melhora em seu desempenho e conseguem trabalhar na capacidade máxima sem nenhum problema;
  • Dificilmente o setor industrial terá que interromper as atividades pela falta de eletricidade, afinal o equipamento é eficiente na geração de energia.

Não deixe de realizar a manutenção preventiva no grupo gerador da sua empresa. Você corre o risco de não contar com o equipamento quando for mais necessário. E nós temos certeza que essa não é a sua vontade.

Quer saber mais sobre manutenção em geradores e o funcionamento desse equipamento? Acompanhe o blog da ATG Geradores e fique por dentro de tudo sobre esse universo.

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This