fbpx

Manutenção preventiva e corretiva de geradores: entenda a diferença

por | nov 19, 2019 | Manutenção, Novidades

Saiba por que o processo de manutenção é necessário para os geradores de energia

Todo e qualquer equipamento precisa passar por uma manutenção preventiva e corretiva. Enão seria diferente para os geradores de energia. Esse recurso garante um bom funcionamento do aparelho, além de reparos quando necessário.

Esse tipo de manutenção é realizada com o foco em prevenir, como o próprio nome indica, possíveis danos ao equipamento. É um processo bastante comum e recorrente, sobretudo em aparelhos como o gerador.

Se precaver contra falhas por meio da manutenção preventiva e corretiva é uma forma de evitar dores de cabeça e a parada do gerador de energia. Tal situação pode causar, principalmente, transtornos a quem depende da máquina.

Imagine, por exemplo, que há um gerador de energia em seu prédio e ele deixa de funcionar justamente quando há uma queda elétrica. O equipamento que deveria servir como auxílio em situações como esta acaba promovendo mais problemas.

É por isso que o processo de manutenção é tão necessário, mas existem outros fatores que serão esclarecidos neste texto. Veja a seguir:

Entenda a diferença entre manutenção preventiva e corretiva

Como enfatizado na introdução, a manutenção preventiva é necessária para inibir possíveis falhas que o gerador possa apresentar.

Sendo assim, ela é feita em um período determinado por um técnico especializado. Sua função é avaliar o equipamento como um todo e realizar testes para identificar potenciais inconformidades.

Desta forma, o técnico consegue prever quaisquer problemas que possam ocorrer com o gerador e repará-lo previamente. É uma medida barata e totalmente necessária para o equipamento.

Leia também: Gerador a diesel x gasolina: Qual a melhor opção?

A falta deste tipo de manutenção pode gerar problemas diversos para os geradores de energia. Um dos pontos mais críticos é o funcionamento do equipamento, que pode ficar comprometido pela falta de manutenção.

Geradores de energia que passam pelo processo preventivo tendem a apresentar poucas intercorrências ao longo de sua vida útil. Por outro lado, a manutenção corretiva é feita quando ocorre um dano no equipamento, ou seja, é feito o conserto. É um processo que gera custos elevados, muito acima do valor da preventiva. Por isso a diferença entre manutenção preventiva e corretiva.

Vantagens da manutenção

Independentemente do processo, na manutenção preventiva e corretiva é possível garantir algumas vantagens:

  • Evita potenciais falhas que possam comprometer o funcionamento do gerador;
  • Garante sua vida útil;
  • Se for preventiva, tem um custo-benefício elevado, considerando que os custos de correção são significativos;
  • Feita periodicamente, as chances de o gerador precisar de manutenção corretiva são baixas.

Em todo caso, geradores de energia que não passam por manutenção podem apresentar uma série de problemas. Por ser um equipamento delicado, tenha atenção ao período de reparo e avaliação, para garantir a vida útil da máquina.

Agora que você já sabe a importância desse processo, que tal conhecer mais sobre geradores de energia, seu funcionamento e alguns modelos? Visite o blog da ATG Geradores e saiba mais sobre o assunto. 

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This