fbpx

Quadro de energia: Como fazer a manutenção?

por | dez 4, 2020 | Dicas

Sobrecarga de energia, curtos e outros problemas podem ser evitados com a manutenção do quadro de energia.

O quadro é essencial para a distribuição de energia, por isso requer atenção redobrada. Ao ser instalado corretamente, ele não apenas entrega energia para sua casa, como também garante segurança, evitando os problemas mencionados.

Claro que, para isso, é necessário que ele passe por manutenção. Esse processo é complexo e deve ser feito por um profissional capacitado.

Neste texto, você irá entender a importância da manutenção para o quadro de energia e como a manutenção deve ser feita. Acompanhe.

Por que a manutenção é necessária?

Toda instalação elétrica precisa de um quadro de energia, componente indispensável em um projeto.

Ele precisa ficar em uma área protegida com acesso, simplificando futuros procedimentos, como a própria manutenção.

Esse processo é indicado para que o quadro exerça sua função de maneira adequada, distribuindo energia ao local. A manutenção pode ocorrer de forma preventiva, de modo a evitar qualquer tipo de problema com a instalação. Com isso, é possível garantir maior segurança em relação à rede elétrica no local. O procedimento minimiza as chances de curtos e incêndios, por exemplo.

Benefícios da manutenção para o quadro de energia

Como você pode ver, a manutenção é um procedimento fundamental para uma rede elétrica segura.

Mas, não é apenas essa a vantagem de executar o procedimento periodicamente. O processo tende a apresentar outros benefícios, como:

  • Verifica a necessidade de substituição dos componentes, assim torna menor a necessidade de reparos e manutenção corretiva;
  • Diminui os riscos de adversidades, apresentando um quadro com materiais em boas condições e dentro da validade;
  • Melhora o desempenho da rede, tornando a distribuição de energia bastante eficiente e totalmente segura;
  • Evitar falhas, assim como possíveis danos, a eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos;
  • Possibilita que o local economize energia.

Para garantir as vantagens, é necessário que a manutenção do quadro de energia seja feita dentro de um prazo adequado.

A manutenção é necessária para o uso de equipamentos

A manutenção também é importante para instalação de equipamentos. Hoje em dia é bastante comum o uso de ar-condicionado nas residências e empresas, por exemplo.

Esse tipo de aparelho demanda um alto consumo de energia, da mesma forma como outros eletrodomésticos, caso de refrigeradores.

O quadro de energia precisa ser adequado para suportar a carga gerada por esses equipamentos. Sendo assim, pode ser necessário a troca de cabos e materiais que compõem o sistema, visando maior segurança e uma distribuição eficiente.

Grupo gerador x quadro de energia

Outro ponto importante em relação ao quadro de distribuição é para com o uso de geradores.

O equipamento que tem sido utilizado com cada vez mais frequência em condomínios, requer alguns cuidados para ser instalado.

Um desses cuidados é relacionado ao quadro de energia, que também deve ser adequado para agregar o uso do gerador.

A manutenção colabora para o quadro esteja funcional e em boas condições, assim não prejudicando a distribuição por parte do equipamento.

Vale lembrar também que o gerador é uma opção para economizar energia nos condomínios. Tal como é uma excelente alternativa para quem não deseja ficar preso apenas ao fornecimento convencional.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o uso de geradores e como eles podem ajudar o seu condomínio, visite nosso blog.

Você irá encontrar diversos conteúdos que mostram as vantagens do gerador, assim como dicas para economizar energia. É só clicar aqui para acessá-lo.

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This