fbpx

Queda de energia no condomínio? 3 maneiras para resolver isso

por | set 2, 2020 | Dicas, Manutenção

Queda de energia pode ser um problema para quem reside em condomínio. E quando isso ocorre de maneira recorrente, pode ter ligação a diversos fatores.

A falta de eletricidade costuma tirar o sossego dos moradores. É um problema que pode ser causado por questões internas do condomínio, como também por conta da companhia.

Seja o que for que está causando o problema, há sempre uma forma de resolvê-lo. Por isso, nós da ATG Geradores, listamos 3 soluções que podem diminuir os problemas de energia no seu condomínio. Confira.

1) Manutenção predial

Todo condomínio, seja ele residencial ou comercial, passa por avaliações periódicas, visando à resolução de problemas diversos.

A manutenção do ambiente não envolve apenas a limpeza e conservação das áreas comuns aos moradores. Ela também está ligada ao correto funcionamento de serviços utilizados no condomínio.

Neste caso, a eletricidade entra nesta lista. Se o condomínio sofre com queda de energia frequentemente, pode significar que a manutenção no sistema elétrico é ineficiente.

Diversos serviços dependem de energia para o funcionamento correto, como elevadores, câmeras de segurança, interfones e iluminação.

É responsabilidade da administradora do seu condomínio fazer as manutenções periódicas no sistema elétrico. Fios e cabos de energia mal conservados podem gerar quedas, maiores riscos de incêndios e elevação nas contas de luz.

2) Sobrecarga elétrica

Nossos hábitos de consumo já não são os mesmos das décadas passadas. Hoje mantemos diversos equipamentos constantemente ligados a rede elétrica, algo que não era tão comum.

Imóveis mais novos já estão se adequando a esse novo padrão. Mas quando a construção é antiga, a fiação não está preparada para a sobrecarga de energia.

Quando há carga extra, pode ocorrer o desarme de disjuntores e até mesmo queima de alguns fusíveis. Ou seja, a queda de energia tem grandes chances de acontecer.

Se este é o seu caso, a solução é adequar a rede elétrica para aguentar tantos equipamentos. Sendo assim, vai ser necessário chamar um eletricista para resolver a questão.

Este empecilho também está ligado a manutenção predial, afinal é um problema que não afeta somente a sua residência.

3) Geradores evitam queda de energia

Muitas vezes a manutenção do prédio está em dia e não há sobrecargas na rede elétrica, mesmo assim ainda ocorre queda de energia.

Nem sempre o problema está relacionado a questões internas do seu condomínio, mas sim no fornecimento por parte da companhia.

As falhas são uma constante, sobretudo em períodos de chuva. É bastante comum que o fornecimento seja cortado por horas, dificultando muito a vida de quem reside em prédios.

A solução para este problema é algo que tem se popularizado muito em condomínios residenciais: o uso de geradores de energia.

Leia também: Gerador para condomínio: uma necessidade ou luxo?

Um gerador consegue abastecer o condomínio em situações emergenciais, tendo acionamento automático quando há uma queda de energia. Eles também podem ser utilizados como fonte principal, gerando economia nas contas de luz.

Seu uso tem se popularizado por ser um equipamento com excelente custo-benefício e vida útil bastante longa se as manutenções estiverem em dia.

Os geradores já são, há muitos anos, utilizados em espaços comerciais, como shoppings, aeroportos e supermercados.

É uma excelente solução para o âmbito residencial. Isso porque permite que você não sinta os efeitos de uma falha no fornecimento, mantendo a rotina.

Se o seu condomínio ainda não conta com esse recurso, pode ser a oportunidade de apresentá-lo aos demais moradores. Aqui na ATG Geradores você encontra diversos outros conteúdos que explicam os benefícios de ter um gerador de energia. Clique aqui para saber mais.

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This