fbpx

Sobrecarga elétrica: Entenda os riscos para condomínio

por | out 26, 2020 | Dicas

A manutenção predial é algo fundamental para um condomínio, principalmente em relação à energia. É esse procedimento que irá evitar problemas futuros como, por exemplo, uma sobrecarga elétrica.

Para isso, é importante que o prédio passe por uma revisão periódica, avaliando a necessidade de reparos no sistema.  

Uma rede elétrica fica responsável pelo fornecimento de energia aos apartamentos, áreas comuns e o prédio todo. Ao apresentar defeitos na instalação, pode gerar quedas de energia e até mesmo um incêndio, causado pela sobrecarga.

Pensando nisso, a ATG preparou este conteúdo com os riscos que seu condomínio corre ao deixar este cuidado de lado. Confira a seguir.

Instalações antigas

Nem sempre o prédio é novo, o que implica em uma instalação antiga e que não acompanha os padrões atuais, podendo causar possíveis problemas com sobrecarga elétrica.

Na maioria das vezes, a instalação é feita conforme as normas da época em que o imóvel foi construído. Se for realizada de maneira adequada, sem a presença de gambiarras, consegue suportar a carga extra sem ter problemas.

Porém, isso não elimina as chances de um fusível queimar, por exemplo.

O que mais acontecesse nestes casos, é ser trocado apenas o fusível para um mais potente. Ele não irá queimar novamente, mas terá uma sobrecarga elétrica aumentando a chances de incêndio no prédio. Para essa situação, é ideal que um profissional qualificado avalie o sistema elétrico. Desta forma, ele indicará o que precisa ser feito, evitando um problema grave mais para frente.

Rede não suporta a capacidade dos equipamentos

É bastante comum que muitos equipamentos estejam ligados a rede elétrica. Quando antiga, tende a não suportar a carga que recebe, o que pode gerar dores de cabeça.

Incidentes de sobrecarga elétrica ocorrem, principalmente, por esse motivo. A fiação do prédio é obsoleta e foi projetada para cargas menores, relacionada a potência dos equipamentos da época.

Hoje, os eletrodomésticos apresentam cargas maiores e também temos mais opções em casa.

Apartamentos mais antigos apresentavam projetos para um chuveiro elétrico e um único televisor. Agora, nesta mesma rede, há a partir de duas TVs, ar condicionado, o chuveiro com maior potência e assim por diante.

Essa sobrecarga elétrica acaba comprometendo o uso dos equipamentos e até queimá-los, gerando prejuízos ao morador.

Sobrecarga elétrica pode ser evitada

Já vimos que a rede costuma a apresentar problemas por ser antiga e não suportar a carga que recebe.

Nestes casos, a solução é modernizar o sistema elétrico e isso deve ser feito por um profissional. No entanto, nem sempre é o que acontece.

Não é incomum encontrar nos apartamentos interruptores com mau contato, disjuntores remendados com fita isolante e diversos outros “jeitinhos”.

Esses reparos, na maioria das vezes, são feitos pelos próprios moradores e podem colocar em risco a unidade.

As gambiarras podem parecer uma solução imediata, mas estão apenas mascarando o problema, que não foi resolvido de fato.

Elas dão sinais de sobrecarga elétrica e talvez você já tenha até reparado em algum deles, como:

  • Lâmpadas piscando quando acessas;
  • Choques nas tomadas e interruptores;
  • Quedas de tensão na rede;
  • Desarmes dos disjuntores e dispositivos de proteção;
  • Aquecimento das tomadas.

Estes são alguns dos sinais a qual você deve ter atenção e que indicam um possível problema na rede elétrica.
Leia mais: Bandeira tarifária: Como reduzir a conta do condomínio?

Fiação obsoleta compromete a instalação de equipamentos

A preocupação com o bem-estar do morador é bastante frequente em diversos condomínios. Desta forma, alguns equipamentos podem ser instalados visando mais comodidade.

É o caso de geradores de energia, que servem como fonte auxiliar caso haja falhas no fornecimento convencional.

Este equipamento hoje é tido como essencial para a rotina dos prédios, visto que quedas de energia são constantes.

O gerador consegue manter elevadores, portões automáticos, interfones, sistema de segurança e muito mais funcionando no condomínio.

No entanto, para instalar o equipamento, é necessário que o espaço tenha uma rede elétrica segura e adequada. Sendo assim, fiação absoluta e instalações expostas em redes subdimensionadas o uso do equipamento.

Antes da instalação do equipamento, é indispensável que a rede elétrica passe por uma avaliação. Assim, será evitado qualquer tipo de problema ao gerador e uma sobrecarga elétrica no condomínio. Você pode encontrar mais dicas para melhorar o fornecimento de energia em seu condomínio e soluções para economizar nas contas em nosso blog. É só clicar aqui para acessá-lo.

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This